sexta-feira, 5 de março de 2010

Quando o Lago Paranoá desemboca no Rio Tâmisa

Opa,

Se existe uma banda brasileira que DEVERIA ter nascido em solo inglês, essa banda com certeza é o LOW DREAM.



Formado em Brasília em 1991 pelos irmãos Giuliano Fernandez(voz e guitarra), Giovani Fernandez(bateria) e pelo amigo Samuel Lobo(baixo) tinham por influências só o filé do rocknroll de todas as épocas. Nota-se pinceladas de Ride, MBV, Spaceman 3, além das clássicas, Byrds e Velvet Underground. Com um cartel de referência dessa magnitude, o que esperar dos caras? Bom som. Muito bom, diga-se de passagem.

Após uma demo de sucesso(foram 800 cópias) e a veiculação de um clipe na Mtv, um verdadeiro culto se estabeleceu em torno do trio braziliense. Consequentemente, Giulliano montou um eficiente esquema de divulgação, dando atenção especial aos fãs que entravam em contato com eles. O que resultou em fãs que viajavam apenas para assistir a um show da Low Dream que nem tinha uma presença de palco fora do comum, mas a guitarra com camadas e mais camadas de efeitos, hora dedilhada, hora tocada com agressividade, além da voz etérea prendia a atenção do público que ficava embasbacado a cada nova apresentação dos caras.

Com todo esse feedback eles foram convidados pra tocar na primeira versão do Festival Juntatribo em Campinas no ano de 1993 e foi um dos grandes destaques do festival chamando a atenção de parte da mídia especializada.



Em 1994 enfim a estréia em disco: "Betweem My Dreams And The Real Things". Claramente inspirados pelo MBV, esse disco era a representação melhorada do que os caras eram no palco. Aqui tudo se encaixa, tudo soa perfeito, há guitarras, muitas delas, cada uma fazendo algo diferente, há camadas e camadas de efeitos o que torna o disco obrigatório para os fãs de Kevin Shields e sua trupe. Baixo e batera apenas fazendo a cama para as guitarras e a voz etérea, quase imperceptível de Giuliano. Todas as músicas são duca, mas se tiver que destacar, fique com "I never had sugar dreams" e "Only a finest breeze".

Com esse disco, o trio brasiliense conquistou a imagem de banda mais admirada no meio indie brasileiro sendo convidada a tocar em vários estado brasileiros.

Após o hiato de 2 anos, sai em 1996 a grande obra da banda, na minha modesta opinião o melhor disco de indierock nacional da década de 90, o disco que TODOS os indierockers dariam a alma para o capeta para tê-lo feito, e eu sou um deles, enfim, "Reaching For Balloons".



Reaching For Balloons é mais melódico e tem uma produção mais caprichada que o álbum de estréia. O disco é mais pop e nem por isso deixa de ser fantástico. Nenhuma banda até então tinha conseguido ser tão indie e tão pop no mesmo disco. Guitarras trabalhadas (agora eram duas com a inclusão de um quarto membro, o guitarrista Luiz Eduardo, que havia acabado de chegar da Europa), a cozinha muito mais apurada, a inserção de teclados adicionais, músicas cantadas em francês(Trois Million d'Etoilles) e o esmero na composição fazem desse disco um dos melhores discos independentes do país em todos os tempos. Todas as músicas se destacam, anda está fora do lugar, mas se tiver que escolher apenas uma, ouça "Me and my friend rain", na minha opinião, é "A música" desse discaço.

O único problema desse disco, é que esse era o disco certo no lugar errado. Se tivesse sido lançado na Inglaterra, tinha emplacado com toda a certeza, mas aqui, cantando em inglês, era complicado que tivessem feito sucesso.

Apesar da organização e do controle sobre o seu trabalho, os músicos do Low Dream não resistiram à falta de estrutura do meio alternativo brasileiro. A banda não anunciou o fim oficialmente, mas foi sumindo aos poucos. No final da década de 90, Giulliano trocou a guitarra pelas pick-ups e se tornou um dos djs mais efetivos da cena eletrônica de Brasília, conhecido como DJ Popper.

Como o fim da banda não foi oficialmente anunciado, ficamos na esperança de que a melhor das guitarbands nacionais volte. Enquanto isso, dá uma passada nos comentários e divirta-se.

Até.

2 comentários:

  1. Low Dream - Betwwen my dreams: http://www.mediafire.com/?ggigzgnyzgm

    Low Dream - Reaching For Balloons: http://www.mediafire.com/?c2mhmmdcmzj

    ResponderExcluir
  2. Belo texto sobre a Low Dream. Mas meu nome como DJ é Hopper. Abs

    ResponderExcluir