quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Sem guitarras e ainda assim rocknroll

Olás,

Hoje tava pensando em postar algo diferente. Algo que fugisse da mesmice da santíssima trindade do rock (baixo, guitarra e bateria) mas que mesmo assim soasse tão rocknroll quanto. Me vieram algumas bandas à cabeça e acho que a mais representativa em relação a essas características sem dúvida é o Dresden Dolls.



Banda SEM guitarra, mas com uma pegada incrível. No palco apenas o piano e a voz arrasadora de Amanda Palmer e a batera competentíssima e alguns violões ocasionais de Brian Viglione, e só. Tiram leite de pedra com tão pouco. O som é totalmente teatral assim como todas as apresentações da banda que se define como "cabaré punk" embora este conceito/rótulo não esteja tão claro.

Conheci-os através de seu álbum de 2006 chamado "Yes, Virginia" que conta com algumas de suas músicas mais representativas como por exemplo: "First Orgasm" e "Backstabber" e fiquei pirado e perplexo com tamanha esquisitice. Só fui ter a real noção de quão bizarro eles eram quando assisti o DVD ao vivo "The Dresden Dolls: Live at the Roundhouse London" ... Nesse show eles fazem parte de um típico Freak Show, com contorcionistas, mulher barbada, anões e várias coisas fora do padrão de normalidade.

A banda foi formada logo após Brian Viglione testemunhar uma apresentação de Amanda Palmer em uma festa de Halloween. Suas apresentações dramáticas, no qual os membros maquilavam-se e vestiam vestimentas de cabaré, logo ganhou fãs.



A banda apresentou-se em 2002 no Prêmio IgNobel em Cambridge, Massachusetts. Após uma demo produzida pelos próprios integrantes, seu primeiro lançamento oficial foi um álbum contendo em sua maioria compilações de apresentações, "A is for Accident".



O álbum seguinte que tem o mesmo nome da banda e foi lançado em 26 de setembro de 2003 pela 8ft. Records, o selo pessoal da banda. Este disco foi produzido por Martin Bisi que já havia trabalhado entre outros com o Sonic Youth.



Em 18 de abril de 2006 foi lançado Yes, Virginia, e ao longo do ano a banda apresentou-se em festivais como o Lollapalooza. Realizaram turnê com o Panic! at the disco de 27 de junho à 2 de agosto.



Em 2008 lançaram o seu último álbum (até o momento) chamado "No, Virginia". Esta compilação, é um complemento para o álbum "Yes, Virginia" e contém faixas remanescentes de sessões de gravação do mesmo, juntamente com b-sides e faixas lançadas em coletâneas.

Todas as canções dos Dresden Dolls são compostas por Amanda Palmer. A mocinha é mesmo um estouro.

Dresden Dolls é doente demais, mas vicia. Se não bota uma fé, passa nos comentários e tire suas próprias conclusões.

Um comentário:

  1. A is for Accident (2003) - http://www.mediafire.com/?cqmjmnzmd0m

    The Dresden Dolls (2004) - http://www.mediafire.com/?2myw2cgdy1d

    Yes, Virginia (2006) - http://www.mediafire.com/?ugrw5442win

    No, Virginia (2008) - http://www.mediafire.com/?2qvdjyotrtc

    ResponderExcluir